Perguntas Frequentes


Prêmio

1. O que é o Prêmio Talento em Sustentabilidade?
É um prêmio criado para reconhecer o trabalho de empregados, estagiários e terceiros da Votorantim que realizam ações e projetos inovadores que contribuam para expressar o compromisso das empresas com a sustentabilidade.

2. Quais os objetivos deste prêmio?
O prêmio espera reconhecer pessoas, de todos os níveis hierárquicos, que colaboram para a implantação de práticas que geram benefícios para o negócio e para a sociedade, mobilizam parceiros, articulam redes e fazem a diferença, contribuindo para a excelência em gestão e sustentabilidade.

3. O Prêmio está vinculado a algum tipo de promoção?
Não. Ele não está vinculado a qualquer tipo de promoção profissional ou bonificação financeira.


Projetos

4. Que tipo de projeto pode participar?
Podem participar projetos formalmente ligados à Votorantim que tenham gerado benefícios para os negócios da empresa, sociedade e/ou meio ambiente e que sejam baseados nos princípios de sustentabilidade. Além disso, os projetos devem estar alinhados aos temas identificados como questões relevantes para a Votorantim, como: Meio Ambiente, Atuação Social, Produtividade e Eficiência, e Saúde e Segurança.

5. Para participar, o projeto precisa estar em andamento?
Sim, o projeto deve estar em andamento ou deve ter sido finalizado até, no máximo, 2012. Projetos finalizados em anos anteriores a 2012 não estão aptos a participar.

6. Projetos vencedores em edições anteriores podem participar?
Não podem participar apenas aqueles projetos vencedores da Etapa Votorantim (antiga etapa Grupo) de edições anteriores. Projetos vencedores da Etapa Empresas (desde que não tenham vencido a Etapa Votorantim) e participantes de outras edições do Prêmio podem se inscrever novamente, desde que atendendo a todos os critérios de seleção da edição atual do Prêmio.


Participantes

7. Quem pode participar do Prêmio Talento em Sustentabilidade?
Podem participar empregados, terceiros e estagiários das seguintes empresas: Votorantim Cimentos, Nexa, Votorantim Energia, Votorantim Siderurgia, Fibria, Citrosuco, Banco Votorantim, CBA e da Votorantim S.A., independentemente da função, nível hierárquico, tempo de empresa ou região, desde que tenham realizado ou participado de iniciativas relacionadas à temática do concurso.

8. A inscrição pode ser feita em equipe?
Sim, as inscrições podem ser feitas em equipe, e os integrantes podem ser de diferentes unidades. Porém, todos devem ser da mesma empresa. A inscrição individual também é permitida.

9. Posso participar com mais de um projeto?
Sim. Não há limite de inscrição por participantes, desde que com projetos diferentes. No entanto, só é possível ser o líder (representante) de um dos projetos inscritos.

10. Todos os países podem participar do prêmio?
Sim, desde que, neles, exista atuação de uma das empresas: Votorantim Cimentos, Nexa, Votorantim Energia, Votorantim Siderurgia, Fibria, Citrosuco, Banco Votorantim, CBA e da Votorantim S.A.

11. O que acontece caso um empregado se desligue da empresa?
Os empregados que se desligarem das empresas da Votorantim antes da data da premiação, mesmo que por vontade própria, serão automaticamente desclassificados.

12. O que acontece com a equipe de um empregado que se desligar da empresa?
A equipe poderá continuar participando. No entanto, o empregado desligado não será mais considerado como integrante. Caso o empregado que se desligue seja o representante da equipe, a mesma deverá indicar, entre seus integrantes, aquele que passará a ocupar o posto de representante.

13. Há quem trabalhe na Votorantim e não possa participar do Prêmio?
Sim. Não será permitida a participação de empregados, terceiros e estagiários do Instituto Votorantim. Além disso, integrantes do Comitê de Avaliação, de qualquer uma das etapas do Prêmio Talento em Sustentabilidade, não podem inscrever projetos.


Inscrições

14. Qual o prazo para as inscrições?
As inscrições para o Prêmio acontecerão entre os dias 31 de julho e 31 de agosto de 2017, até 23h59, horário de Brasília (-3 GMT).

15. Como realizar a inscrição?
A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio do preenchimento de formulário online, disponível em www.talentoemsustentabilidade.com.br.

16. Poderei iniciar a inscrição e finalizá-la em um outro momento?
Não. As inscrições do Prêmio Talento em Sustentabilidade serão realizadas por meio da plataforma SurveyMonkey. O preenchimento do formulário de inscrição deverá ser realizado em um único acesso, pois o sistema não armazenará as informações das inscrições não finalizadas.

17. Quais dados serão necessários para preencher o formulário?
Para a inscrição, é preciso ter em mãos os dados de contato do Representante da inscrição, país, estado, cidade, empresa e unidade onde atua; quantidade de integrantes da equipe; nome do projeto; indicar a área temática na qual o projeto se enquadra; indicar o(s) princípio(s) de sustentabilidade com o qual(is) o projeto se relaciona; e preencher os campos com informações a respeito do projeto em si.

18. Que informações serão solicitadas a respeito do projeto?
Serão solicitadas informações sobre apresentação, caracterização e contextualização do projeto; características de inovação; motivação e papéis das pessoas envolvidas; mobilização de públicos estratégicos; metas de monitoramento; resultados; e atitude empreendedora para sustentação do projeto no longo prazo.

19. O preenchimento do formulário terá limites de caracteres?
Sim. O limite é de 2 mil caracteres para cada uma das questões descritivas.

20. Além do formulário de inscrição, posso mandar evidências do projeto?
Sim, além do preenchimento do formulário, poderão ser enviadas evidências das ações. Elas serão consideradas na análise de materiais que ilustrem ou comprovem a realização das iniciativas, tais como fotos, depoimentos, materiais de comunicação e de resultados, entre outros.

21. Como devem ser enviados esses materiais?
Os materiais deverão ser enviados em arquivo único, com até 16MB, nos formatos .PDF ou .DOC, no ato do envio do formulário de inscrição.

22. Posso enviar as evidências por e-mail?
Não. O envio deve ser feito exclusivamente pelo formulário de inscrição online, junto com as demais informações do projeto. Arquivos enviados por e-mail não serão considerados para a avaliação.

23. Como vou saber que a minha inscrição foi realizada com sucesso?
Após o preenchimento, uma mensagem de confirmação da inscrição aparecerá na tela.

24. Caso tenha outras dúvidas sobre o preenchimento do Formulário, como posso saná-las?
Você pode acessar o regulamento e, se ainda assim continuar com dúvidas, envie um e-mail para contato@institutovotorantim.org.br

25. Poderão ser feitas alterações na Inscrição?
Alterações poderão ser feitas apenas nos dados cadastrais dos inscritos. Caso sejam necessárias, será obrigatório enviar os dados a serem alterados, juntamente como o nome do projeto, para o e-mail contato@institutovotorantim.org.br

26. O que acontece caso seja enviado duas vezes o mesmo projeto?
No caso de mais de uma inscrição de um mesmo projeto, será considerada apenas a última inscrição.


Avaliação

27. Quais os critérios de avaliação?
Ao longo do processo de avaliação, serão considerados: o alinhamento aos princípios de sustentabilidade e aos temas do Prêmio; inovação e diferenciação; capacidade de mobilização; benefícios para o negócio e para a sociedade; comprometimento com metas e monitoramento dos resultados; atitude empreendedora; e liderança e pró-atividade.

28. Como será o processo de avaliação?
O processo de avaliação consistirá em duas etapas, sendo elas: Etapa Empresas e Etapa Votorantim.

29. Quando acontece a avaliação dos projetos?
A avaliação da Etapa Empresas acontece entre setembro e outubro de 2017, e, da Etapa Votorantim, em novembro de 2017.

30. O que acontece na Etapa Empresas?
Nesta fase, os projetos inscritos de cada empresa concorrerão apenas entre si. Todos os projetos serão analisados por Comitês de Avaliação, formados por empregados de suas empresas de origem, que irão verificar o cumprimento dos itens do Regulamento. Após a análise do Comitê de Avaliação de cada empresa, serão apontados um projeto vencedor por tema (Atuação Social; Meio Ambiente; Produtividade e Eficiência; e Saúde e Segurança), que irão concorrer na Etapa Votorantim.

31. Como funciona a Etapa Empresas para os projetos da Nexa?
Todos os inscritos no Prêmio Reconhecimento VM estão automaticamente participando do Prêmio Talento em Sustentabilidade. Ou seja, para os projetos da Nexa, a Etapa Empresas é equivalente ao Prêmio Reconhecimento VM. Portanto, os projetos originados na Nexa, exclusivamente nessa etapa, deverão seguir as regras indicadas no regulamento do Prêmio Reconhecimento VM. Os projetos vencedores do Reconhecimento VM irão concorrer junto aos projetos das demais empresas na Etapa Votorantim do Prêmio Talento em Sustentabilidade.

32. O que acontece na Etapa Votorantim?
Nesta fase, os projetos vencedores da Etapa Empresas serão considerados finalistas da Etapa Votorantim e concorrerão entre si, dentro de cada eixo temático, sendo avaliados de duas maneiras: Banca Final e Voto Popular.

33. Os finalistas da Etapa Votorantim precisam enviar alguma nova informação?
Sim. Para esta etapa, os autores dos projetos classificados (vencedores da Etapa Empresa) deverão enviar um vídeo de no máximo 3 minutos sobre o projeto proposto, baseado em roteiro a ser encaminhado pela Comissão Organizadora do Prêmio no momento da notificação sobre a sua classificação para Etapa Votorantim.

34. Até quanto esse vídeo poderá ser enviado?
O vídeo deverá ser encaminhado entre os dias 18 de outubro e 6 de novembro de 2017, 23h59, horário de Brasília (-3 GMT), pelo e-mail contato@institutovotorantim.org.br.

35. Como devo enviar o vídeo, se o arquivo do vídeo for muito grande?
Caso o arquivo tenha mais de 5MB, deverá ser encaminhado por WeTransfer (https://wetransfer.com/) ou serviços semelhantes (Dropbox, Google Drive etc.), ou ser disponibilizado no YouTube e ter seu link compartilhado por e-mail com a Comissão Organizadora do Prêmio Talento em Sustentabilidade, respeitando o período de entrega.

36. Como funcionará a Banca Final?
A Banca Final consiste em um Comitê de Avaliação, formado pela Comissão Organizadora do Prêmio Talento em Sustentabilidade e por especialistas em sustentabilidade, que, baseados nos critérios de avaliação, irão analisar o projeto e o vídeo enviado e indicar os quatro melhores projetos (sendo um para cada eixo temático: Meio Ambiente, Atuação Social, Produtividade e Eficiência, e Saúde e Segurança), que serão considerados Vencedores da Etapa Votorantim, sem distinção de posição.

37. Como funcionará o Voto Popular?
Os projetos finalistas da Etapa Votorantim serão apresentados no site do Prêmio Talento em Sustentabilidade, e todos os empregados, estagiários e terceiros poderão votar naquele que julgarem ser o melhor, independentemente do eixo temático. A contagem dos votos será realizada considerando a proporção entre os números de votos e de empregados das Empresas, garantindo que não haja desvantagens. O projeto que tiver contagem mais alta será considerado vencedor da Etapa Votorantim – Voto Popular.

38. Como votar?
A votação acontecerá no site do Prêmio e, para votar, a pessoa precisará indicar sua empresa de origem, nome e documento de identificação. Será considerado apenas um voto por pessoa. Em caso de votos duplicados, será considerado o último.


Premiação

39. Quais as premiações dos vencedores da Etapa Empresas?
Todos os integrantes da equipe vencedora receberão um certificado de reconhecimento, em homenagem a ser definida por cada empresa, além de uma placa de reconhecimento com a menção “Etapa Empresa”. A premiação dos vencedores da Nexa seguirá o descrito no regulamento do Prêmio Reconhecimento VM.

40. Quais as premiações dos vencedores da Etapa Votorantim?
Os representantes dos projetos vencedores serão convidados a participar do Encontro Nacional de Lideranças. Além disso, será dado um certificado de reconhecimento a todos os integrantes da equipe; e placa de reconhecimento para a unidade de origem dos vencedores.

41. Caso os vencedores não possam usufruir dos prêmios oferecidos, o que eles ganham?
Caso os autores dos projetos vencedores não possam usufruir dos prêmios oferecidos, não terão direito a qualquer outro a título de substituição ou compensação.

42. Quando será realizada a premiação dos vencedores da Etapa Votorantim?
A premiação formal dos vencedores da Etapa Votorantim será realizada em 15 de dezembro, durante o Encontro Nacional de Lideranças.

43. Quem paga as despesas do representante do projeto vencedor?
As despesas de viagem, hospedagem e alimentação do representante do projeto vencedor serão pagas pela Votorantim S.A.